domingo, 7 de dezembro de 2008

House, M.D.

Obs: Antes que você saia lendo esse post e achando que eu sou um ás das séries e do cinema, já vou avisando que copiei descaradamente do Wikipedia.


House, M.D., também conhecida como Dr. House ou simplesmente House, é uma aclamada série médica norte-americana, criada por David Shore e exibida originalmente nos Estados Unidos pela Fox a 16 de Novembro de 2004. Já recebeu vários prémios, entre eles dois Globos de Ouro.

A personagem principal é o Dr. Gregory House, interpretado pelo actor inglês Hugh Laurie.

House (uma espécie de Sherlock Holmes da medicina) é um infectologista e nefrologista que se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, como também pelo seu mau-humor, cepticismo e pelo seu distanciamento dos pacientes, comportamento anti-social (misantropia), já que ele considera completamente desnecessário interagir com eles.

A ação passa-se num hospital ficcional chamado Princeton-Plainsboro, em Princeton, New Jersey.

Quatro temporadas da série já foram produzidas até o momento e a quinta já está sendo exibida pela Fox americana. É exibida no Brasil pelo Universal Channel e pela Rede Record e em Portugal pela TVI e pela Fox.


Personagens

House é o chefe do Departamento de Medicina Diagnóstica, do qual faziam parte, nas três primeiras temporadas da série, as seguintes personagens:

* Dra. Allison Cameron (Jennifer Morrison), uma imunologista;
* Dr. Robert Chase (Jesse Spencer), um médico intensivista;
* Dr. Eric Foreman (Omar Epps), um neurologista.

Outras personagens centrais são:

* Dra. Lisa Cuddy (Lisa Edelstein), directora do hospital e endocrinologista;
* Dr. James Wilson (Robert Sean Leonard), oncologista, único e melhor amigo de House.

Cuidado: contém spoilers sobre o enredo.

À partir da quarta temporada, com a demissão da equipe inicial, foram incluídos novos médicos no departamento. Os primeiros episódios mostram House eliminando vários candidatos, até chegar à nova equipe de diagnóstico, que, além do Dr. Foreman, inclui:

* Dr. Chris Taub (Peter Jacobson), um cirugião plástico;
* Dr. Lawrence Kutner (Kal Penn), um médico do esporte e fisiatra;
* Dra. Remy Hadley "Treze" (Olivia Wilde), uma médica clínica.


A série

House é um médico conceituado do estado de New Jersey. Além de conseguir elaborar excelentes diagnósticos, as suas especialidades são a infectologia e a nefrologia. O seu carácter é marcado pelo seu mau-humor, comportamento anti-social, cepticismo e sarcasmo. O local da acção é Princeton-Plainsboro, um moderno hospital público norte-americano.

Quase todos os episódios começam fora do hospital com pessoas anónimas a ter um sintoma de uma doença tratada em cada um desses episódios. Estas doenças chegam às mãos do médico após terem passadas por diagnósticos falhados em outros hospitais ou nas urgências de ­Plainsboro. Apesar de serem raras, estas doenças são reais. Dá-se o genérico inicial. Quando o paciente dá entrada no hospital, House e a sua equipa iniciam o diagnóstico diferencial pondo os sintomas do doente no célebre quadro branco. Como House gosta de mostrar aos outros que tem razão, recorre muitas vezes ao Método Socrático. No início de cada tratamento, é muito frequente os médicos associarem um sintoma a uma doença vulgar como lupus, cancro ou infecção. É muito comum também haver discussões entre House e Dr. Foreman pois este acha-o convencido e um "estupor manipulador". Às vezes, os sintomas não são bem definidos porque os pacientes escondem ou simplesmente mentem levando o Dr. House a utilizar muitas vezes a frase "Toda a gente mente / Todo mundo mente" (Everybody lies). Dadas as teorias de House serem extremamente controvérsias, as autorizações para as suas práticas são muitas vezes banidas pela directora sobretudo quando envolvem altos riscos e, por vezes, a faltas de ética.

Os tempos livres de House são principalmente passados em conversas com Dr. Wilson seu único e melhor amigo, em que um não vive sem o outro. Às vezes, para atingir certos objectivos, House usa-o recorrendo a desculpas e argumentos falaciosos. Outros passatempos são ouvir música clássica ou comercial, assistir a novelas medicinais na sua televisão portátil (que traz sempre consigo) ou ainda jogar jogos electrónicos numa consola (video-game) portátil.

Cuddy, a sua patroa, é amiga de House desde os tempos da faculdade. Apesar do seu relacionameto ser temperado de ciúmes, segredos, situações engraçadas e desrespeito por parte dele, existe sempre um companheirismo muito grande quando se trata da reitora proteger o médico em casos mais complicados.

House sofre de uma deficiência no músculo quadrícipe da perna direita, à qual foi submetida a uma operação, mas uma necrose causada por um coágulo levou os médicos a retirar o tecido muscular danificado, fazendo com que House perdesse a sua mobilidade total. Para poder andar, House usa uma bengala e, para aliviar as dores pós-operatórias consome um psicotrópico chamado Nicodin, que lhe causa grande dependência. Além destas características, o médico não gosta de usar a bata medicinal, achando-a inapropriada à sua imagem.

O médico teve um relacionamento com uma advogada chamada Stacy antes do início da série. Durante a 1.ª temporada, a imunolgista Alison Cameron tinha uma paixão por House mas o médico rejeitou tendo afirmado que ele contratou-a apenas por ser "extremamente bonita".

Premiação

De renome internacional, a série venceu vários prémios e foi nomeada noutros a saber :

Nomeações

Emmy:

* Melhor série na categoria de drama (2007)
* Melhor actor secundário (David Morse)
* Melhor actor principal (Hugh Laurie)
* Melhor direção (Episódio "A Cabeça de House")

Curiosidades

- Existem várias semelhanças entre a personagem Sherlock Holmes e Gregory House:

* Nome: Holmes tem a sonoridade de Home (Lar) enquanto House significa casa.
* Música: Holmes toca violino, House toca guitarra e piano.
* Melhor amigo: médicos, Wilson e Watson.
* Endereço: House e Wilson compartilharam apartamento, assim como Holmes e Watson. O apartamento tem o número 221B, como o de Holmes e Watson
* Vícios: Holmes em cocaína, House em analgésicos.
* Método: dedutivo e amplo conhecimento.
* Inimigo: Moriarty, o homem que atirou em House, é o nome do maior inimigo de Holmes.
* Preguiça:House e Holmes são extremamentes preguiçosos quando não estão envolvidos em casos.
* Holmes costuma resolver casos que a policia não consegue; House resolve casos que os outros médicos não conseguem.

Nenhum comentário: